quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Secretário de Estado da Agricultura cumpre agenda em Araguari


O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento, esteve em Araguari. No Palácio dos Ferroviários, foi recebido pelo vice-prefeito Werley Macedo, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e de Agronegócios, Jonalvo Absair Lopes.

Vice-prefeito Werley Macedo recebe o secretário Elmiro Nascimento e representantes de diversas entidades | Foto: Enivaldo Silva

Durante o encontro foi tratada a importância do agronegócio no cenário econômico do país, especialmente em Minas Gerais, incluindo os pequenos, médios e grandes produtores. As características da atividade rural de Araguari, que envolve também a indústria de máquinas e equipamentos. 

As parcerias entre o município, a EMATER, o Banco do Brasil, o IMA, a Polícia Militar e os produtores também foram destacadas. “Com essa parceria instituímos o Conselho de Segurança Pública Rural, que se tornou referência no estado e reduziu significativamente os índices de furtos e roubos na área rural de Araguari, que possui mais de 4.700 propriedades”, explicou o comandante Volney Halan Marques.

O secretário de Agricultura, Jonalvo Absair Lopes informou que o plano de governo do prefeito Raul Belém prioriza politicas de apoio à agricultura familiar e aos médios e grandes produtores. “Criamos o departamento de apoio ao agronegócio e já estamos com projetos em andamento para incluir o município no programa Território da Cidadania ou, no mínimo, em Território Rural. Temos um grande potencial a ser explorado e estamos trabalhando para atingirmos algumas metas traçadas”, explicou Jonalvo Lopes.

O vice-prefeito Werley Macedo relatou as parcerias mantidas pelo município com os órgãos de apoio aos produtores rurais e cobrou do secretário apoio para que o município continue avançando e gerando riquezas oriundas da atividade. Ele ouviu do secretário que o estado está pronto para apoiar a política do governo municipal. “Mesmo com a crise mundial, o Governo de Minas está mantendo a política de apoio às demandas locais. Nossa secretaria está aberta para receber o município de Araguari. Essas parcerias e a integração que encontramos aqui são exemplos para outras regiões. Quando assumimos Minas Gerais era o quinto estado na liberação de Pronaf e já somos o segundo e deveremos ser o primeiro no início do ano que vem”, explicou Elmiro Nascimento.

A visita à prefeitura foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari, Nivaldo Souza Ribeiro; do presidente do Sindicato os Produtores Rurais de Araguari, Túlio Rodrigues da Cunha; do gerente regional da EMATER em Uberlândia, Milton Flávio Nunes; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberlândia, Thiago Soares Fonseca; do gerente regional da EMATER Uberaba, Gustavo Laterza; de representante do Banco do Brasil; do Tenente Coronel Volney Halan Marques, comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira; e, do secretário de Gabinete, Oliro Vieira Júnior.

Após o compromisso na Prefeitura de Araguari, o secretário de estado inaugurou a nova sede da EMATER e depois seguiu para a sede da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari (Coocacer), onde encerrou sua agenda local.

Enivaldo Silva | Comunicação PMA